CONSIDERANDO QUE:
Ocorreu uma alteração no paradigma da saúde em Portugal;
Se tem verificado um crescendo da complexidade burocrática dos processos ligados à criação e manutenção de unidades de saúde;
Do incumprimento dessas tarefas burocráticas podem advir pesadas penalizações financeiras e/ou outras para as unidades de saúde;
Mostra-se necessário criar um espaço associativo que dessa forma possa federar os interesses dos prestadores de saúde privados.
Daí, surgiu a criação desta Associação, que se pretende de cariz nacional e de espírito construtivo.
MISSÃO:
É missão da APCMG propiciar aos seus associados as condições para que se constitua um fórum de discussão e defesa dos interesses dos prestadores privados de serviços de saúde, tendo em mente o superior interesse da defesa dos direitos dos doentes, razão primeira e única da existência de qualquer serviço de saúde.
OBJECTIVOS:
A APCMG promove os seguintes objectivos:
Disponibilizar, através de gabinete, serviços nos campos da Medicina e Segurança no Trabalho;
Prestar apoio jurídico, através de gabinete de advogados, nas áreas do Direito do Trabalho, Direito Comercial, entre outras;
Analisar e acompanhar os processos burocráticos e administrativos no que toca a licenciamento de unidades de saúde, à ERS, à SIRER/SIRAPA, e às afixações obrigatórias;
Prestar apoio na resolução de todos os problemas ligados à gestão corrente da vida de uma instituição de saúde;
Potenciar relações comerciais através de protocolo e/ou prestação de serviços entre os associados e/ou entre terceiros constantes da base de dados da APCMG;
E promover a elaboração de um Contrato Colectivo de Trabalho com as entidades que envolvem o sector de actividade dos associados da APCMG.
MODO DE ACTUAÇÃO:
A APCMG pretende cumprir os objectivos acima mencionados no artigo 2º da seguinte forma:
Através de informação escrita a colocar no seu site oficial e a enviar sob a forma de “newsletter” a todos os associados que lhe disponibilizem endereço electrónico de contacto;
Mediante a prestação de serviços, de forma directa e pessoal;
E por meio de disponibilização de contactos de associados e/ou de empresas terceiras através de referência pessoal, capazes de responder às necessidades dos associados.